GLÚTEN FAZ MAL?

Goût Rafinné

Essa é a pergunta de 1 milhão (de dólares)! E a resposta é: depende do seu organismo.

O glúten é alergênico e de acordo com a lista compilada pela Mayo Clinic (USA), é o alimento com maior frequência de incidentes, seguido dos laticínios de vaca, soja e ovos.


Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com a incapacidade de digerir alimentos que contenham glúten, esses são os celíacos. O maior problema é que o diagnóstico de intolerância ao glúten não é tão óbvio. E não é difícil encontrar pessoas que sofram a vida inteira com sintomas desagradáveis, sem saber da sua relação com o glúten.


O glúten é a principal causa da permeabilidade intestinal. Isso porque ele é uma cola e, sendo assim, prende-se às delicadas paredes do intestino. Isso pode bloquear o funcionamento do mesmo e causar irritação. Essa irritação torna o intestino mais permeável, o que facilita o contato de bactérias, vírus, e partículas fecais com a nossa corrente sanguínea.

O fluxo desses microrganismos e partículas infecciosas faz com que o nosso sistema imunológico entre em estado de alerta, o que pode desencadear doenças autoimunes, alergias, problemas de pele, acne.


Essa resposta do nosso sistema imunológico pode contribuir para a resistência à insulina, o que favorece o acúmulo de gordura e pode levar a pessoa a desenvolver obesidade, diabetes e doenças cardíacas.

Como o glúten é aliado do açúcar (sequestrador do cálcio), seu consumo aumenta os riscos de osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia e hipertensão.


By Guia da Boa Forma, O que é o glúten afinal?