DIFERENÇAS ENTRE DOENÇA CELÍACA, INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN E ALERGIA AO TRIGO.

Goût Rafinné

A doença celíaca é uma reação autoimune do organismo provocada pela ingestão de glúten, que produz inflamação em uma zona próxima ao intestino delgado a cada vez que se consome gliadina ou proteínas similares.

O que acontece?
As células do sistema imunológico atacam o glúten, mas ao mesmo tempo atacam as paredes do intestino, provocando uma atrofia na mucosa intestinal que impede a absorção dos nutrientes.
É uma doença crônica e exige a eliminação total do glúten na dieta por toda a vida. Pode ocorrer em qualquer idade, desde a infância até a vida adulta.

No caso de crianças, pode haver problemas de crescimento devido à dificuldade de absorção dos nutrientes, característica da doença.
Além disso, existe uma predisposição genética para essa condição, sendo comum ser passada de pais para filhos. É uma doença predominante em mulheres.

Como é diagnosticada?
Os exames de sangue são amplamente utilizados na detecção da doença celíaca. Os exames do anticorpo anti-transglutaminase tecidular (AAT) e do anticorpo anti-endomísio (AAE) são muito precisos e confiáveis, contudo, insuficientes para um diagnóstico.
A doença celíaca conta com um tratamento para ajudar o paciente a recuperar a pilosidade no intestino delgado, assim eliminando os sintomas e melhorando seu estado de saúde.
E, claro, isto só é possível através da eliminação total do glúten da dieta.

By Guia da Boa Forma, O que é o glúten afinal?